terça-feira, 15 de janeiro de 2008

TABACO:Quem não fuma DETESTA!!

Estou à mesa ! É a primeira vez que cá venho. A comida até é boa, os empregados são educados. Só é pena que, a mesa do lado tenha decidido atirar com o fumo dos cigarros para cima de mim, aliás de todo o restaurante ! É coisa que detesto, estar a comer e respirar fumo por todos os lados. Tudo bem, quem fuma gosta. Mas, QUEM NÃO FUMA DETESTA! Ninguém se lembra disto ? É preciso ser egoísta! Só pensam no seu bem-estar. Até já estou a imaginar as conversas entre os convivas da dita mesa “ Epá este cigarrinho depois de comer calhou mesmo bem!” Então, se eu for fazer o que me “calha bem”, chamo o empregado e digo que o fumo está-me a incomodar e os “gentis senhores” da mesa ao lado retiram-se. Ou, logicamente, extinguem os cigarros... – Diga-se de passagem, que a lei está do meu lado! - Mas isso já é mais complicado. Sim, porque pelo que vejo quem fuma venera o seu cigarrinho. Experimente pedir a um(a) namorado(a) para deixar de fumar ! AI, AI !! Não me posso rir mais! Que dores de barriga! Se está à espera que isso aconteça é melhor estar sentado, e bem !... Na melhor das hipóteses, se tiver uma pessoa sincera à sua frente, ainda é capaz de ouvir algo do tipo: “ Não me peças isso, por favor. Sabes que gosto muito de ti, mas”... Se lhe disserem “ eu deixo isto de um dia para o outro, não sou viciado. Paro quando quiser!”, aí é que pode esquecer! O seu namorado (a) é fumador(a)!E no elevador? Nunca lhe aconteceu estar quieta(o) a um canto à espera de chegar ao andar X e alguém se lembrar, que “ ainda bem que trouxe comigo o isqueiro. Ao menos isso! “ e, em poucos segundos, a cabine está empestada de fumo, não deixando ninguém respirar ? Senão, está com muita sorte! Acredite! Pode ser paranóia minha, mas, às vezes, não lhe parece que estão a atirar o fumo de propósito para cima de si?! É como se, quem fumasse pertencesse a uma espécie de elite. Bem, só se for a do cancro de pulmão! Faz parte do Status? É estar na moda? É “in”? E o que é que significa ser “in”? É ser mais moderno do que os outros? Porquê ?Já andou de avião ? Pois é ! Uma vez, tive a infelicidade de ter de viajar na zona de fumadores. Estão a ver o filme ! Levei toda a viagem a levar com o fumo.Ainda por cima, de uma equipa de futebol ! Nada contra o futebol, pelo contrário, não é isso. Apenas fazia com que fossem logo, pelo menos, 11 pessoas. Diga-se a verdade, é muito fumo de uma só vez.Tudo isto, já para não falar em algo que nos acontece a todos, nem que seja uma vez. Estar na discoteca, ou numa festa particular, quando alguém acidentalmente lhe queima o braço ou a mão, com a ponta do cigarro. Claro, são coisas que acontecem. Somos civilizados, não é isso. Mas, a verdade é que arde e arde bem!Mesmo depois das mil e uma atenções, que se recebe logo de seguida ao pedido de desculpas cheio de embaraço, acompanhadas de um paninho com gelo para por na queimadura.Simpáticos ! Mas, arde !

Raquel Moreira
Public, "Correio dos Açores", 2004.

Sem comentários: