sexta-feira, 4 de abril de 2008

TUNAS COM FARTURA: O LEMA É A ALEGRIA!!!

Ponta Delgada assistiu à 9ª Edição do Festival Internacional de Tunas EL Açor. O evento organizado pelos Tunídeos, Tuna Masculina Universidade Açores, contou com um total de 200 Tunos de todo o país e foi apresentado pelos bem-humorados ‘Tunalhos’, o grupo de jograis da Universidade dos Açores.

Diogo Silva Svini, XII Magister, conta ao Terra Nostra ser Magister da turma masculina da Universidade dos Açores (os Tunídeos) desde Setembro de 2006. Tem 25 anos e é natural dailha Graciosa, onde viveu até aos 18 anos. Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada, Diogo é responsável pelos Tunídeos tendo variadas funções, como “a coordenação da direcção dos Tunídeos, a gestão dos recursos, organização do El Açor, a logística das viagens que realizamos”, entre outras.
Referindo-se ao El Açor, o jovem Enfermeiro explica tratar-se de um Festival de Tunas Académicas Masculinas, de carácter “competitivo”, que “contabiliza entre 6 a 8 tunas oriundas principalmente do continente português, tendo já contado em edições anteriores com tunas da Madeira e tunas Espanholas”.
O espírito do El Açor é apenas de “Alegria”. O fundamental é que as Tunas que visitam a ilha e as pessoas que assistem ao Festival “se divirtam”.
Os vários prémios são atribuídos conforme a “qualidade musical (Prémios de Melhor Tuna), melhores instrumentais, originais, pandeiretas, estandartes e solistas e ainda o prémio Tuna Mais Tuna, considerado pelos Tunídeos, o grande prémio do El Açor”- acrescenta.
O Festival já passou por “3 palcos diferentes, o Teatro Micaelense, a Aula Magna e agora o Coliseu Micaelense” e, na opinião de ‘Diogo Svini’, acabou por se tornar num “marco” no programa cultural, quer da Universidade quer da nossa cidade. Assim sendo, ao fim de 9 anos, o jovem considera o balanço “extremamente positivo”.
Na edição de 2008, participaram 6 tunas oriundas de Portugal Continental, nomeadamente a Tuna Transmontuna - Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real); a TAFUL - Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa; a Tuna Universitária de Aveiro; a Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu; a EstoTuna D'espital (Oliveira de Hospital) e; a Tuna de Ciências do Porto. “Extra concurso, tivemos ainda a Tuna Com Elas- Tuna Feminina da AAUA e; a aqEnf'InTuna- Tuna Mista da ESEnfPD.
Diogo ‘Svini’ revela ainda que, em 2009, o Festival comemora 10 anos de existência. Por isso, “tencionamos trazer as melhores tunas e as que mais marcaram todas as edições do El Açor, (…) será, sem dúvida, um grandioso evento”-salienta, lembrando que “o programa ainda não está definido”, mas o objectivo é” organizar um Festival especial para comemorar o 10º El Açor”.

Raquel Moreira
Public in Terra Nostra, Março de 2008.

Sem comentários: