quinta-feira, 25 de junho de 2009

UM SORRISO QUE NOS TOCA!


Todos os anos, no mês de Maio, a cidade de Ponta Delgada é inundada por um manto vermelho e dourado que tudo domina! A fé fala mais alto!
Chora-se, ri-se, pagam-se promessas, de dávidas concedidas, de joelhos pelas ruas da cidade ou carregando círios de tamanhos variados. Muitas vezes, promessas de um filho, ou marido, que foi salvo!
A procissão realizada no 1º domingo de Maio marca o ponto alto destas festividades, sempre visitadas por milhares de devotos. Nesta, o andor com a imagem do Sr. Santo Cristo dos Milagres percorre as ruas da cidade, levando muitos á rua ou á varanda de um amigo, de onde podem ver melhor.
Uma festa que tem tanto de religiosa com de profana e que acolhe fiéis de todas as partes mundo, sobretudo das comunidades portuguesas residentes nos Estados Unidos e Canadá que regressam ás suas raízes para matarem saudades da familia e da terra.
A própria imagem transporta uma certa 'magia' e muita tranqulidade, apresentando-nos o olhar mais doce e sofredor que se possa imaginar, o de CRISTO que sofreu por nós. Esta, encontra-se num andor todo rodeado de flores dos tons mais maravilhosos, capazes de nos encher o coração.
Para dar um toque ainda mais intenso a esta festa, temos o hino do Sr. Santo Cristo (audio abaixo). Uma melodia que nos toca profundamente e que nos faz pensar na vida e na nossa relação com os outros, de uma maneira que até então nunca imaginada.
Para além da parte religiosa, as chamadas 'barraquinhas' de petiscos regionais, não podiam deixar de ter lugar.
Raquel Moreira
Public

Sem comentários: